Cada vez mais imigrantes têm se interessado em trabalhar na Alemanha, além do país contar com empresas muito inovadoras, o mercado de trabalho é estável e oferece aos profissionais internacionais carreiras muito atrativas. Além da qualidade de vida e uma rica cultura que torna o lugar perfeito para iniciar uma nova jornada.
Além disso, a Alemanha tem feito esforços, nos últimos anos, para atrair imigrantes estrangeiros como forma de suprir sua demanda por mão de obra, então é um bom momento para entender mais sobre o assunto. Neste guia, exploraremos as razões para considerar a Alemanha como seu destino de trabalho e falaremos sobre os requisitos para transformar esse sonho em realidade.
O mundo de oportunidades de trabalho na Alemanha
A Alemanha oferece uma riqueza de oportunidades profissionais, mas um dos setores que mais atrai mão de obra estrangeira é o da saúde e TI. Mas a Alemanha depende de mão de obra qualificada internacional em diversas áreas como:
- Médicos/ médicas
- Profissionais da saúde e cuidadores
- Engenheiros/ engenheiras, p. ex., em tecnologia em automação, engenharia elétrica
- Especialistas em ciências naturais
- Profissionais de tecnologia da informação
- Profissionais nas áreas de tecnologia elétrica, mecatrônica, indústria metalúrgica, refrigeração e condicionamento de ar, etc.
Este país é conhecido por sua cultura de inovação e eficiência, o que o torna um local ideal para aprimorar suas habilidades e alcançar o sucesso profissional.
Requisitos para trabalhar na Alemanha
Antes de embarcar em sua jornada de trabalho na Alemanha, é importante entender os requisitos essenciais.
Na Alemanha existem mais de um tipo de visto que possibilita você trabalhar no país, cada um adequado a diferentes situações. Por exemplo:
- Visto de trabalho: que depende de um contrato com uma empresa alemã
- Blue Card: para profissionais altamente qualificados
- Outros vistos: visto de Au Pair, visto férias trabalho e visto para procurar emprego e também para trabalho voluntário.
Então é muito importante entender em qual visto você se encaixa e analisar bem os detalhes do processo de cada um.
Documentos necessários
A documentação necessária pode variar dependendo do tipo de visto de trabalho que você está solicitando. Alguns documentos comuns incluem um passaporte válido, um contrato de trabalho com uma empresa alemã e que suas qualificações sejam reconhecidas na Alemanha.
Acesse o site da Embaixada da Alemanha no Brasil e confira os documentos necessários para cada visto, por lá você também consegue agendar sua entrevista no consulado.
Solicitando o visto de trabalho na Alemanha
O processo de solicitação de visto de trabalho envolve obter uma oferta de emprego de uma empresa alemã, preencher o formulário de visto, agendar uma entrevista na embaixada ou consulado alemão e aguardar a aprovação do visto.
Taxas e tempo de Espera
As taxas são de 75€. O pagamento deve ser feito com cartão de débito, que na Alemanha é chamado EC-Karte, ou você receberá uma carta com os dados para realizar a transferência do valor.
O prazo máximo para que você consiga obter uma resposta, com todos os requisitos cumpridos, são 30 dias úteis. Não é um prazo curto, mas se você pensar em toda a burocracia do visto, é até razoável. O tempo pode demorar mais de acordo com a demanda.
Procurando emprego na Alemanha
Uma maneira eficaz de procurar emprego na Alemanha é através de sites de empregos. Opções populares incluem o LinkedIn, XING, Indeed, plataformas de networking profissionais que te conectam a vagas de emprego. Também existem outras maneiras como:
- Redes sociais para relacionamentos profissionais online: nas ditas redes sociais profissionais, você pode criar um perfil e apresentar suas qualificações ou buscar diretamente perfis de empresas ou ofertas de emprego.
- Agência de emprego: a tarefa da Agência de Emprego consiste em apoiar as pessoas na busca de emprego. Você pode solicitar consultoria gratuitamente em quase todas as cidades da Alemanha. As agências de emprego são filiais da Agência Federal de Emprego.
- Feiras de empregos: se você já estiver na Alemanha, também poderá visitar feiras de negócios e de empregos ou congressos. Nestas ocasiões há sempre a possibilidade de dialogar com representantes empresariais.
- Agências de recrutamento: agências de recrutamento privadas são mais uma possibilidade para a busca de emprego. Elas procuram o emprego adequado para você. Informe-se previamente se há incidência de taxas, caso você queira recorrer aos serviços de uma agência de recrutamento privada.
Construindo um currículo alemão
Quando você encontrar uma oferta de emprego que corresponda às suas expectativas e qualificações, candidate-se. O importante é adaptar seu currículo ao mercado de trabalho alemão. É importante enviar o seu currículo em alemão ou, se a empresa em questão estiver de acordo, em inglês. Destaque suas habilidades relevantes para a vaga e inclua uma foto, que é comum nos currículos alemães.
Estes documentos devem constar do seu dossiê de candidatura:
- Carta de apresentação
- Currículo / Curriculum Vitae com foto para curriculo
- Certificados, cartas de recomendação
A jornada da proficiência em alemão
A melhor maneira de se preparar para trabalhar na Alemanha é já começar a aprender o alemão, pois a maioria dos empregadores exige que os candidatos sejam fluentes na língua. Existem várias possibilidades de aprender alemão no Brasil ou pelo menos iniciar esse processo.
Informe se sobre cursos de língua na sua região ou até mesmo online, o importante é que os cursos se orientem pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, isso garantirá que você realmente chegue com todas as proficiências na língua alemã.
Diferenças culturais do ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho na Alemanha pode ser diferente do que você está acostumado em seu país de origem. Pontualidade, hierarquia e comunicação direta são aspectos importantes da cultura de trabalho alemã.

Entrevistas de Emprego na Alemanha
Se você está se preparando para uma entrevista de emprego na Alemanha, é uma grande vantagem saber o que dizer e o que esperar dos entrevistadores. Por isso, a seguir você irá descobrir como se preparar, como responder a perguntas inadequadas e até mesmo como se retirar
Como se preparar para um entrevista de emprego na Alemanha?
A preparação começa com uma pesquisa minuciosa. É importante descobrir tudo o que for possível sobre a empresa e o cargo que você está buscando. Mostrar interesse no que a empresa faz a seu favor. Além disso, esteja preparado para responder qualquer dúvida do entrevistador sobre o seu currículo, suas habilidades e motivação para preencher a vaga.
Como estrangeiro, é provável que ele queira saber sobre seu desejo de trabalhar na Alemanha e seu domínio da língua. Contudo, evite falar demais durante a entrevista de emprego na Alemanha. É ideal que você consiga fornecer todas as informações necessárias em aproximadamente dois minutos, no máximo.
Como se portar durante a entrevista?
A entrevista de emprego é uma via de mão dupla. É importante causar uma boa primeira impressão, evitar perguntas indiscretas e captar a atenção dos entrevistadores. Siga essas dicas:
- Seja pontual: chegue alguns minutos mais cedo, entre 20 minutos e meia hora antes do horário combinado.
- Vista-se adequadamente: se o ambiente da empresa for tradicional e formal, os homens devem usar terno e gravata, e as mulheres devem vestir roupas sociais, evitando decotes profundos e saias curtas. Se a empresa permitir roupas casuais, adapte-se a elas. Além disso, pense nas cores das roupas. Verifique a paleta de cores da empresa e use uma peça ou acessório no mesmo tom. No entanto, lembre-se de transmitir profissionalismo e asseio.
- Cumprimente de forma confiante: em uma entrevista de emprego na Alemanha, é esperado que você cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme. Nesse momento, faça contato visual e dê um sorriso amigável, se sentir confortável para isso. Lembre-se também de cumprimentar primeiro a pessoa que ocupa o cargo mais alto
Como lidar com perguntas inconvenientes em uma entrevista de emprego?
Por norma, perguntas pessoais relacionadas ao estado civil, planejamento familiar, religião, posicionamento político ou problemas de saúde não são frequentes. Aliás, você não é obrigado a responder a nenhuma delas caso sejam feitas, podendo se esquivar de forma educada.
Por outro lado, não seria considerado inconveniente se fizer algumas perguntas sobre o possível local de trabalho. Nesse caso, sinta-se à vontade para esclarecer suas dúvidas sobre o foco da empresa, tarefas do cargo, salário, entre outros.
A seguir, conheça as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego na Alemanha:
- Poderia falar um pouco sobre você?
Esse é o momento de se apresentar e falar sobre sua carreira até o momento. No entanto, não conte toda a sua vida
- Como você acha que pode contribuir com a empresa?
Nesse caso, é hora de ser mais específico e mostrar que entende o que a empresa espera de você no cargo pretendido.
- Por que você quer trabalhar conosco?
O entrevistador quer saber de forma específica, por qual motivo você quer estar naquele cargo e cumprindo aquela tarefa. Por isso, seja bem específico.
- Pode nos dar um exemplo de projeto em que tenha trabalhado e como contribuiu para o sucesso dele?
Agora é sua hora de brilhar! Aliás, na entrevista de emprego na Alemanha, recrutadores amam ouvir casos de projetos bem sucedidos. Na verdade, eles esperam mesmo que você destaque seu sucesso, especialmente se for contribuir para o seu trabalho na empresa.
- Pode nos dar um exemplo contrário, onde você não foi bem sucedido e que lição você aprendeu na ocasião?
Nesse momento, pode ser que eles estejam testando para descobrir como você reage sob pressão.
- Você já teve dificuldade para trabalhar em equipe? Como resolveu a situação?
Mais uma vez, o seu comportamento diante da pergunta pode falar mais do que sua resposta. Então, não esconda um erro de julgamento ou um atrito na convivência.
- Como você acha que um bom líder deve se portar?
Por um lado, ele quer saber como você encara a hierarquia no ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, sua resposta indicará que tipo de líder em potencial você é.
Como terminar uma entrevista de emprego na Alemanha?
Para finalizar, acalme-se, a parte mais difícil já foi superada. Da mesma forma que você espera receber um feedback positivo do entrevistador, faça o mesmo. Expresse sua gratidão pela oportunidade e reitere seu interesse em aceitar a posição na empresa.
Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre como morar na Alemanha
Descobrindo seus direitos e deveres ao trabalhar na Alemanha
Direitos trabalhistas na Alemanha podem não ser uma prioridade para quem pretende se mudar para lá. No entanto, é extremamente importante conhecer esses direitos antes de tomar qualquer decisão. Você não quer correr o risco de assinar contratos sem entender seus termos e perder benefícios que nem sabia que tinha.
Vamos explicar algumas informações sobre contratos de trabalh e carga horária de trabalho na Alemanha. Então, continue lendo para se informar sobre esse assunto essencial.
Contratos de trabalho são obrigatórios na Alemanha?
Em partes, sim. Segundo a lei, é necessário assinar um contrato para ser empregado por uma empresa e garantir os direitos trabalhistas na Alemanha.
Na prática, é possível trabalhar na Alemanha mesmo sem ter um contrato por escrito. Embora seja aconselhável ter um contrato formal para ter segurança jurídica. No entanto, não é estritamente proibido começar a trabalhar na Alemanha sem um contrato por escrito.
Na verdade, o site oficial da Representação Alemã menciona que é necessário apresentar um contrato ou uma “carta do empregador confirmando a contratação com uma descrição detalhada da vaga e das atividades, além da indicação do salário mensal”.
Jornada de trabalho na Alemanha
O empregador tem o poder de determinar a duração do horário de trabalho na Alemanha, mas deve seguir as leis trabalhistas estabelecidas. Caso você perceba algo incomum nesse aspecto, é aconselhável procurar a assistência de um advogado para verificar se está tudo em conformidade.
No país, o horário de trabalho não pode exceder o limite máximo de 6 dias por semana, 48 horas semanais e 8 horas diárias. Portanto, novamente, evite assinar qualquer documento que não compreenda plenamente.

Aspectos financeiros na Alemanha
Salários e benefícios
Os salários variam de acordo com a sua atuação no mercado de trabalho, porém a Alemanha oferece salários competitivos em várias áreas, mas é importante pesquisar os salários médios em sua área e região de interesse. Além dos salários, os benefícios oferecidos pelo empregador são aspectos importantes do pacote de remuneração.
Sistema tributário alemão
Vale destacar que o sistema tributário alemão é bem diferente do brasileiro. O imposto de renda — chamado Einkommensteuer (EST) — é retido diretamente na folha de pagamento, e pode variar de 15% a 45% do salário.
Além disso, pessoas que ganham um salário inferior ao mínimo, somando pouco mais de 9.984 euros anuais, estão isentas de pagar o imposto de renda. Acima desse montante, todos devem pagar imposto de renda.
Entenda mais no nosso artigo completo sobre tributação na Alemanha.
Custos de vida na Alemanha
Segundo a Numbeo, o custo de vida na Alemanha é 64% mais caro do que no Brasil, porém dá para viver com um salário mínimo que gira em torno de 1.514 euros mensais. Em algumas cidades como Regensburg, Dresden, Leipzig e Aachen o custo de vida é mais baixo.
Moradia
O custo da moradia na Alemanha varia dependendo da cidade e da região. Trouxemos os valores médios de diferentes tipos de aluguéis na Alemanha para você ter uma ideia do que caberia no seu orçamento:
- Apartamento de 1 dormitório no centro: 836,61€
- Apartamento de 1 dormitório fora do centro: 623,17€
- Apartamento de 3 dormitórios no centro: 1.536,76€
- Apartamento de 3 dormitórios fora do centro: 1.168,52€
Cuidados com a saúde
O sistema de saúde na Alemanha é de alta qualidade, mas os custos podem ser elevados. É obrigatório ter seguro de saúde na Alemanha, e você pode escolher entre seguros públicos e privados.
O sistema educacional alemão
Se você tem filhos em idade escolar, é importante conhecer o sistema educacional alemão, que oferece educação gratuita em escolas públicas, bem como opções de escolas particulares de alta qualidade.
Confira o nosso guia completo sobre salário mínimo e custo de vida na Alemanha
Tudo pronto para trabalhar na Alemanha?
A Alemanha oferece oportunidades profissionais, estabilidade econômica, qualidade de vida e uma rica experiência cultural. O processo pode parecer difícil porém temos certeza que vai valer cada segundo.
Você vai encontrar desafios como a fluência em alemão, a adaptação cultural e os custos de vida em grandes cidades, por isso é muito importante se organizar e entender bem todo o processo, para fazer tudo com tranquilidade e sabedoria.
Com este guia abrangente, você estará melhor preparado para embarcar em sua jornada de trabalho na Alemanha, aproveitando ao máximo as oportunidades disponíveis neste país rico em cultura e oportunidades. Boa sorte em busca da sua carreira na Alemanha!
Leia mais sobre a vida na Europa:
Leave a Reply